5 maneiras de usar a automação de marketing para o ensino superior

Atualmente, o marketing do ensino superior é um verdadeiro desafio. Houve uma desaceleração nas matrículas dos alunos e muitas escolas estão sentindo o calor.

Com a recente pandemia de coronavírus e a desaceleração econômica, as coisas só vão ficar mais difíceis.

Então, o que você faz? Como profissional de marketing do ensino superior, sua escola depende de você para divulgar, aumentar o interesse em seus programas e manter vagas. Isso não é exatamente uma tarefa fácil no momento.

Mas, não é um lado positivo.

A incerteza econômica significa que as pessoas estarão procurando oportunidades para melhorar suas habilidades e obter diplomas ou outras certificações. As emergências nacionais deixam seu público-alvo em casa navegando na Internet e procurando maneiras de garantir seu futuro.

Todas essas são boas oportunidades para os profissionais de marketing do ensino superior - se você souber tirar proveito deles. Para ajudá-lo, vamos dar uma olhada em 5 maneiras de usar a automação de marketing para preparar sua escola para o sucesso nos próximos meses e anos.

1. Centralize sua estratégia
Um problema comum que muitas escolas enfrentam na implementação da automação de marketing é a fragmentação do marketing. Diferentes departamentos têm seus próprios orçamentos, objetivos, estratégias e até profissionais de marketing.

Como resultado, é difícil enviar uma mensagem unificada e consistente. Além disso, quando seu orçamento de marketing é dividido entre uma dúzia (ou mais) de departamentos diferentes - cada um com suas próprias prioridades e canais - é difícil fornecer a qualquer canal em particular o tempo e o dinheiro necessários para obter sucesso.

Agora é um ótimo momento para mudar tudo isso. Com tanto ensino superior no limbo agora, você tem uma oportunidade única de centralizar sua estratégia de marketing, repensar seu plano geral e organizar suas campanhas.

Vai levar algum trabalho, mas no final, os resultados valerão a pena. É difícil aprender e melhorar quando seu marketing é disperso e descentralizado. Com a competitividade do marketing do ensino superior, esse tipo de ineficiência é algo que você literalmente não pode pagar.

Se tudo isso lhe parecer verdadeiro, aproveite essa situação incomum para unificar e solidificar sua estratégia de marketing. É um primeiro passo crítico na configuração da automação de marketing. Se o seu marketing não estiver todo sob o mesmo teto, você não poderá usar a automação de marketing com eficiência.

2. Crie uma jornada do comprador
A jornada do interesse inicial até a inscrição nos cursos não é simples. O ensino superior é um investimento enorme e seus alunos pensam cuidadosamente antes de tomar qualquer tipo de decisão final.

Você precisa estar lá para eles a cada passo de sua jornada .

Com a automação de marketing, você pode acompanhar os alunos e sua jornada em um nível incrivelmente granular. Você pode nutri-los junto com sequências específicas de gotejamento de e-mail, acompanhar recomendações úteis e garantir que sua escola permaneça no radar deles.

Configurar um programa completo e eficaz de automação de marketing é muito trabalhoso, mas pode produzir resultados incríveis. Por exemplo, o National College of Ireland (NCI) aumentou o volume de leads em 247% após a configuração da automação de marketing. O Algonquin College aumentou as ligações em 71% ano a ano . A Stanford Global aumentou os leads em 50% e reduziu o tempo de conversão em 58% .

Portanto, se você está procurando uma maneira confiável de melhorar o volume de leads e se encontra com um pouco de tempo, configurar (ou refinar) a automação de marketing é um ótimo lugar para começar.

De fato, acreditamos tão fortemente no poder da automação do marketing do ensino superior que abordamos esse tópico recentemente em detalhes em um webinar e e-book sobre como nutrir seus futuros alunos (para assistir ao webinar e baixar o livro gratuitamente, clique aqui ) .

3. Conheça seus alunos
Uma das grandes vantagens da automação de marketing é o fato de que você pode personalizar seu marketing para corresponder às personalidades, interesses e objetivos de seus alunos. Se você configurar os fluxos e critérios certos, poderá segmentar facilmente seu público-alvo para garantir que eles estejam obtendo o conteúdo certo no momento certo.

Isso é importante, porque seus alunos não são todos motivados pelas mesmas coisas. Por exemplo, se você está fazendo marketing para uma universidade , é provável que seus alunos se enquadram em uma das seguintes categorias:

Acadêmicos aspirantes. Estes são seus “alunos tradicionais”: de 18 a 24 anos, com fortes perfis acadêmicos e interesse em pesquisa ou ensino.
Maioridade. Como acadêmicos aspirantes, esses possíveis alunos têm entre 18 e 24 anos, mas ainda estão tentando decidir o que querem fazer na vida.
Iniciantes na carreira. Esses jovens de 18 a 24 anos têm foco na carreira e vêem a faculdade como um trampolim no caminho para sua carreira ideal.
Aceleradores de carreira. Esse grupo de estudantes em potencial é mais velho que a maioria dos "estudantes tradicionais" e seu principal objetivo é avançar em seu campo de trabalho. Como eles já estão trabalhando em período integral, é muito mais provável que se interessem por cursos on-line.
Comutadores da indústria. Assim como os aceleradores de carreira, esse grupo é mais antigo, mas seu objetivo é mudar de carreira - em vez de avançar em seu campo atual - devido ao tédio, falta de oportunidade ou algum outro fator.
Andarilhos acadêmicos. Esses futuros alunos ingressam na faculdade mais tarde na vida e geralmente não têm objetivos específicos ou planos de carreira em mente - eles simplesmente acreditam que um diploma lhes dará novas oportunidades. Esse grupo geralmente está desempregado ou subempregado.
Um "acadêmico aspirante" não responderá ao mesmo tipo de mensagem que um "comutador da indústria". Se você tentar criar mensagens genéricas que serão atraentes para esses dois grupos, você terá um conteúdo que não funcionará para nenhum deles.

É por isso que é tão importante conhecer seus alunos.

Dependendo da sua escola, alguns, todos ou nenhum dos seus alunos pode se encaixar nas categorias acima. Sua escola é única, então seu corpo discente também será. Conheça seus alunos, descubra o que os motiva e crie sua própria lista de personas de compradores. Caso contrário, não será possível atrair e motivar novos alunos para ingressar em seu (s) programa (s).

4. Configure os robôs de bate-papo
Um dos maiores desafios do marketing do ensino superior é o tempo de resposta. A maioria dos estudantes espera uma resposta no mesmo dia em que preenche um formulário.

Essa pode ser uma expectativa difícil de cumprir.

O bate-papo on-line pode ajudar, mas mesmo a melhor equipe de admissões pode ter dificuldade em acessar todos os bate-papos imediatamente. Isso é um problema, porque se você não responder às solicitações de bate-papo dentro de 5 minutos, sua chance de contato diminuirá em 10x .

A solução? Configure bots de bate-papo para responder por você. Não é tão bom quanto colocar os alunos em potencial em contato com um representante ao vivo imediatamente, mas é muito melhor do que deixar as pessoas sem resposta.

A boa notícia é que existem várias maneiras fáceis de configurar bots de bate-papo no seu site. É uma maneira simples de melhorar seus tempos de resposta e obter melhores resultados com seu marketing. Por que não tentar?

5. Otimize sua automação de marketing
Uma boa plataforma de automação de marketing oferece várias opções para otimizar seus fluxos, gotejamentos e outras automações. Esta é uma ótima notícia, porque 76% dos alunos preferem ouvir você por e-mail . Com as otimizações certas, você pode garantir que está enviando as mensagens certas da maneira certa.

Aqui estão algumas opções a serem consideradas:

A / B teste seus e-mails / linhas de assunto. Não importa o quão bom você ache seus e-mails, não há como prever a que seus alunos em potencial responderão. A única maneira de aperfeiçoar seus e-mails é testá-los.
Personalize o seu conteúdo. Como mencionado anteriormente, quanto mais específico você tornar sua automação de marketing, mais eficaz ela será. Dê uma olhada nas personas de seus alunos e no conteúdo que você está enviando para elas e pergunte a si mesmo: "O que posso fazer para tornar isso mais relevante e atraente?"
Otimize seu tempo.  Quando você se comunica, muitas vezes pode ser tão importante quanto o  que você diz. Não importa o que está no seu email, se o destinatário o arquivar sem lê-lo. Há uma variedade de ferramentas que você pode usar para identificar os melhores horários para enviar seus e-mails ou pode simplesmente testar diferentes horários de envio e ver como eles afetam suas taxas de abertura.
Melhore sua pontuação de leads. Um bom sistema de pontuação de leads pode ajudá-lo a obter o conteúdo certo na frente das pessoas certas, na hora certa, mas leva muito tempo, pensamento e atenção para otimizar seu sistema de pontuação de leads.
Se você dedicar tempo e esforço para configurar a automação de marketing de nível superior, também invista na otimização. Nada é perfeito na primeira vez e você não obterá o valor total da sua automação de marketing sem um pequeno teste e revisão.

Conclusão
O marketing do ensino superior não é fácil e, com os desafios que o mundo vem enfrentando ultimamente, só ficará mais difícil. Se você quer que sua escola prospere, você precisa levar seu jogo de marketing on-line para o próximo nível.

Para fazer isso, você precisa de automação de marketing.

Convencer alguém a investir inúmeras horas no ensino superior, colocar suas vidas em espera e gastar grandes quantias de dinheiro é uma tarefa difícil. Vai levar tempo e carinho pensativo. Sem a automação de marketing, isso pode ser difícil, mas com ela, você pode obter os resultados necessários para que sua escola seja bem-sucedida.

A propósito, se você precisar de ajuda para descobrir como configurar e otimizar a automação de marketing para sua escola, informe-nos aqui ou nos comentários. Adoraríamos ajudar!

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